sexta-feira, 29 de junho de 2012

CIDADE JARDIM - ESMERALDAS

A IBBP com sua visão de expandir o Reino, tem aberto Frentes Missionárias em várias regiões de Minas Gerais, hoje um total de 10.

Procuramos apoiar cada uma delas em suas necessidades e assim procuramos estar presentes em cada uma delas, participando de seus cultos, conhecendo cada irmão, estando perto.

Assim, no domingo dia 24 de junho, tivemos a alegria de participar do culto da nossa Frente Missionária em Cidade Jardim - Esmeraldas e ver o que Deus tem feito naquela "Igreja".

Como Deus tem usado o Pr. Gilson dos Santos na orientação e condução daquele rebanho.

Congregação em Adoração

Líder do louvor conduzindo a Adoção

Pr. Roberto Macharet trazendo informações à igreja 


Pr. Gilson dos Santos apresentando o recado de Deus.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

MISSÕES ESTADUAIS - CULTO MISSIONÁRIO

Com o Tema: MISSÕES ESTADUAIS - TRADIÇÃO DOS BATISTAS MINEIROS, acontece a Campanha Anual de Missões Estaduais em Minas Gerais.

É um tempo especial de informações, de conhecimento de desafios, de oração e de ofertas.

No domingo 24 de junho foi preparado o Culto Missionário, com o propósito de desafiar a IBBP a colocar-se verdadeiramente de corpo e alma na obra missionária.

As músicas, o louvor, as leituras bíblicas estavam enlevando cada presente a sentir a responsabilidade da obra missionária em Belo Horizonte, em Minas Gerais, no Brasil e até aos confins da terra.

Trouxe o desafio de Deus à Igreja, na pregação, o Pr. Wellington Costa e Silva, missionário em Papagaios - numa especial parceria da IBBP e Conv. Bat.  Mineira.

Tivemos a oportunidade ainda de ouvir a Ir. Nathalia Vieira, falando sobre o congresso SIM - de vocacionados de missões e as informações sobre os vários projetos possíveis de participação, lançando o desafio para que todos participemos.

Presente ao culto a coordenadora regional da JMN a Ir. Lizete, que abrilhantou a programação.


Pr. Arlécio dando  boas vindas aos presentes

Coro Vida louvando ao Senhor

Ir. Nathália Vieira e seus desafios missionários

Pr. Roberto Macharet apresentando Pr. Wellington C. e Silva

Mis. Pr. Wellington C. e Silva pregando

Apelo e consagração de vidas


Oração final proferida pelo Pr. Welington Silva





quarta-feira, 27 de junho de 2012

GRUPO DE COMUNHÃO NO CAMARGOS

Quinzenalmente, às quartas-feiras, como aconteceu no dia 20/06, estamos reunidos no Bairro Camargos.

O grupo ainda está iniciando suas reuniões, e assim muitos ainda não se integraram.

Nosso desejo é muito em breve estarmos com pelo menos 15 pessoas ativas participando dos estudos sobre Relacionamentos. Há de ser uma longa caminhada, mas os laços da comunhão estarão sendo estreitados.

Para muitos irmãos, considerando as múltiplas atividades diárias, torna-se muito difícil deslocar-se até à IBBP para os cultos semanais, e assim, nos GC, próximo de sua casa, surge a oportunidade de orar, de adorar e de crescer.




terça-feira, 26 de junho de 2012

100 DIAS DE ORAÇÃO - UMA VIGÍLIA ESPECIAL

Cremos que a Oração é o segredo do sucesso de qualquer igreja ou mesmo de qualquer vida cristã.

Alguém muito apropriadamente já disse que É de joelhos que se vai mais longe, outro também disse É quando está de joelhos que o homem é mais alto.

Crendo assim, a Junta de Missões Nacionais, dentro do programa de 100 dias de Oração, incentivou às igrejas batistas que mantivessem 6 horas de oração, de tal forma que nesses 100 dias - todos os dias - todas as horas - haverá uma igreja intercedendo por nosso país.

No dia 19 de junho promovemos a nossa Vigília. Esse dia era ainda o dia dos 85 anos de organização da IBBP e isso ainda mais motivou a estarmos em oração.

As 6 horas foram repartidas em partes de 1 hora sob a coordenação dos pastores Valquimar Machado, Roberto Macharet, Jonair Monteiro, Irmã Janine Cassiano, Irmâo Érico Oliveira e o Sem. Hugo Zica.

A destacar que cada dirigente preparou o seu momento dando uma ênfase diferente, o que muito contribuiu para "não vermos o tempo passar".

Vale ressaltar que o Sem. Hugo Zica, lendo a ata de organização da IBBP, repetiu aquele culto do passado. Um tempo de lembranças e emoção.

Alguns irmãos permaneceram durante toda a programação. Alguns estiveram em um ou outro momento, mas a proposta era que devemos repetir a experiência em breve.


Pr. Valquimar Machado dirigindo o 1ª período - 18:00 às 19:00 hs

Pr. Roberto Macharet dirigindo o 2ª período de 19:00 às 20:00 hs

Sem. Hugo Zica dirigindo o 3ª período de 20:00 às 21:00 hs

Ir. Janine Cassiano dirigindo o 4ª período de 21:00 às 22:00 hs

Ir. Érico Oliveira dirigindo o 5ª período de 22:00 às 23:00 hs

Pr. Jonair Monteiro dirigindo o 6ª período de 23:00 às 24:00 hs

Um tempo de oração de joelhos

Duplas de oração.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A HISTÓRIA DO GIRASSOL


Dentro das comemorações do JUBILEU DE GIRASSOL - 85 anos da IBBP, foi produzido (escrito por membro de nossa igreja) e apresentado pelo departamento infanto-juvenil da Igreja, no culto do domingo pela manhã, um belíssimo musical contando a história do girassol.

A história procurou retratar o crescimento de um jardim (a IBBP), suas lutas, problemas e as vitórias.

Além de estarem perfeitamente ensaiadas, coreografadas e caracterizadas, as crianças a todos emocionaram com sua graça e espontaneidade. 

Louvamos a Deus por aqueles que se empenharam e pelas famílias que apoiaram a realização de tão belo evento.

Parte do auditório da IBBP

Grupo se apresentando

Visão do Coral durante a apresentação


Encenação no musical

As delicadas borboletas 

As crianças no auditório - atentas a tudo

 O diálogo entre a visitante e os cuidadores do jardim

O Mal que tudo destrói

Todos trabalham para impedir a destruição do Jardim

Os jardineiros trabalhando 

É preciso trazer novas ´sementes´ para o Jardim

A sementinha plantada

Sementinha que crescerá 

O Sol que tudo ilumina

(fotos do irmão Onorivaldo - obrigado)


sábado, 23 de junho de 2012

85 ANOS DA IBBP!

No dia 19 de junho de 1927, portanto a 85 anos, era organizada com 16 membros oriundos da PIB de Belo Horizonte, aquela que foi a 2ª Igreja Batista de Belo Horizonte, hoje IGREJA BATISTA DO BARRO PRETO.

Ao longo desse tempo a Igreja cresceu - somos cerca de 1.500 membros, expandiu - depois de organizar 16 igrejas, conta no momento com 10 Frentes Missionárias em Minas Gerais.

Apoiamos e adotamos missionários da JMM, JMN e da Convenção Estadual. É uma igreja dinâmica, com vários ministérios (12) e ainda com 21 Grupos de Comunhão nos lares de nossos irmãos.

O templo construído nos últimos 15.. 20 anos, para cerca de 1.000 pessoas mostra-se já pequeno, a área de Ed. Religiosa é insuficiente e por isso a igreja nos últimos 3 anos está empenhada (e concluindo) na construção de um prédio de oito andares, com salas funcionais, amplas e bem iluminadas.

Deus tem sido fiel com sua igreja e para comemorar, em programações especiais nos dias 16 e 17, esteve pregando à igreja o Pr. José Laurindo da PIB de Niterói - homem que foi realmente usado por Deus para despertar a membresia de nossa igreja.

Ao final do culto, foi repartido com os presentes um saboroso bolo, para marcar o aniversário.

Parte da assistência no momento do Louvor

Coro Masculino louvando ao Senhor

FMissionária de Papagaios - 135 km de distância

Pr. José Laurindo pregando

Oração de Consagração com os que dedicavam suas vidas

Pr Arlécio - de joelhos por seu rebanho

Pastores Valquimar e Roberto trazendo o bolo comemorativo

Pr. Arlécio cortando o bolo

Oração final proferida pelo Pr. Arlécio - Bênção Apostólica

quinta-feira, 21 de junho de 2012

SKALDARIA

Dentro das programações dos 85 anos da IBBP, foi programada uma tarde dos caldos, já que estamos vivendo um tempo mais fresco, que foi chamada de SKALDARIA.

Algumas centenas de nossos irmãos (conseguimos anotar pelo menos 400 participantes), estiveram animadamente no sábado 16, desde as 17:00 hs até às 20:00 hs.

O Ir. Flávio Quadras e sua equipe, trabalhou com especial denodo para dar conta dos queridos ´famintos´, preparando os cerca de 250 litros dos caldos de feijão, de mandioca, de abóbora com queijo e não podia faltar a canjica doce.

Foi um tempo especial de alegria, de comunhão, de recordações - vendo a exposição do material histórico da vida da igreja.

A coordenação geral foi do prof. Lenir Silveira, que mobilizou um grande número de irmãos para que a Skaldaria fosse o sucesso que foi. Certamente para muitos ficou o grande desejo - queremos mais... esperamos logo, logo repetir.

Prof. Lenir fazendo a ´prova´ do caldo!

A fila para serem servidos... alguns pela 3ª - 4ª ....5ª vez 

Parte dos participantes acomodados enquanto comiam

As queridas irmãs - relembrando o passado

Os casais aproveitaram para um tempo.. juntos

As famílias juntas na comemoração

Pais, filhos e netos.... só saboreando.